Pensamento Integrativo é um conceito desenvolvido por Roger Martin, referência mundial em design thinking e estratégia. Segundo o autor, o pensamento integrativo é uma forma de pensar que busca o melhor dos opostos, trazendo luz a escolhas que não necessariamente estão em um polo ou em outro. A proposta do autor é gerar uma boa ideia a partir da divergência, agindo a partir da tensão para buscar uma alternativa criativa.
Nesse sentido, a partir da referência do pensamento integrativo, proponho um novo lugar que traz uma perspectiva que integra, gera movimento, constrói evolução e transforma negócios e marcas utilizando o conceito de design integrativo.
O design integrativo é uma forma de pensar otimista, onde as ideias são propostas corajosas, livres, que incluem e adicionam. O equilíbrio dessa soma cria uma unidade sólida e permite uma ação diferente daquela que parte de uma escolha entre opostos.
A estrutura do design integrativo é construída a partir de 3 pilares:
Pessoas, Ambiente e Negócio
01. Pessoas:
No pilar pessoas analisa-se necessidades, estímulos e comportamentos. É um momento de tomada de consciência, uma pausa para conectar com o objetivo e ampliar a visão de forma orgânica, ampla e empática. Uma forma de encarar o diferente, trazendo clareza, leveza e profundidade para estilos de vida e tomadas de decisão. Um entendimento de como as pessoas se apresentam para o mundo e os caminhos que escolhem trilhar. Através do design etnográfico, o olhar sobre os ambientes e as pessoas que os ocupam e influenciam, promove imersões em determinadas realidades, com o intuito de promover a livre ampliação do conhecimento possibilitando a inovação.
02. Ambiente:
Pessoas e marcas estão inseridas em contextos capazes de influenciar usos e comportamentos, valorizando o espaço que ocupamos e as redes integrais formadas a partir de deslocamentos e escolhas. A partir do saber arquitetônico pode ser possível desenhar e organizar, de forma orgânica e ritmada, as decisões e colocar em prática o que construímos no presente para o futuro.
03. Negócio:
Na perspectiva de negócio, o design estratégico dá as diretrizes, sendo o articulador com a responsabilidade de conectar diferentes tipos de saberes sob o ponto de vista da estratégia, da ação projetual e das relações entre as partes. A partir do design estratégico, problemas podem ser resolvidos de diversas formas, utilizando o poder de escolha e renúncia, do rigor e criatividade.
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